terça-feira, 14 de julho de 2009

PARÁBOLAS



PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

(Evangelho de Lucas cap.10 vers. 25 a 37)

25- E eis que certo homem , intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe : Mestre, que farei para herdar a vida eterna ? 26- Então, Jesus lhe perguntou : Que está escrito na Lei ? Como interpretas ? 27- A isto ele respondeu : Amarás o Senhor , teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma , de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento ; Amarás o teu próximo como a ti mesmo .
28- Então , Jesus lhe disse : Respondeste corretamente ; faze isto e viverás .
29- Ele, porém, querendo justificar-se , perguntou a Jesus : Quem é o meu próximo ? 30- Jesus prosseguiu, dizendo : Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores , os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se , deixando-o semimorto. 31- Casualmente , descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o , passou de largo 32- Semelhantemente , um levita descia por aquele lugar e, vendo-o , também passou de largo 33- Certo samaritano , que seguia o seu caminho, passou-lhe perto , e , vendo-o , compadeceu-se dele . 34- E, chegando-se pensou-lhe os ferimentos , aplicando-lhes óleo e vinho ; e, colocando-o sobre o seu próprio animal , levou-o para uma hospedaria e tratou dele . 35- No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo : Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais , eu to indenizarei quando voltar . 36- Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores ? 37- Respondeu-lhe o intérprete da Lei : O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse Jesus : Vai e procede tu de igual modo.

Lição que extraímos :

Esta parábola destaca a verdade de que compaixão e cuidado são coisas intrínsecas à fé salvadora e à obediência a Cristo . Amar a Deus deve ser também amar ao próximo. (1) A vida e a graça que Cristo transmite aos que o aceitam produzem amor, misericórdia e compaixão pelos necessitados e aflitos . Esse amor é um dom da graça de Deus através de Cristo . O crente tem a responsabilidade de viver à altura do amor do Espírito Santo tendo , dentre dele , um coração não endurecido . (2) Quem afirma ser cristão , mas tem o coração insensível diante do sofrimento e da necessidade dos outros , demonstra cabalmente que não tem em si a vida eterna .

Nenhum comentário:

Postar um comentário