terça-feira, 6 de outubro de 2009

VIDA CRISTÃ


Como podemos dizer que alguém está pecando, se Jesus disse que não devemos julgar os outros?

Examinando cuidadosamente esse mandamento de Cristo, “não julgue, ou você também será julgado” (Mateus 7:1), temos que levar em conta que logo em seguida Ele indica o significado desse mandamento.

Ele disse, “Hipócrita, tira primeiro o pedaço de madeira do teu olho, e então cuidarás em tirar o cisco do olho do teu irmão”. (Mateus 7:5).

Jesus simplesmente estava dizendo que nós não deveríamos buscar corrigir uma pessoa quando nós somos culpados da mesma transgressão ou de outra ofensa.

Nós precisamos lidar primeiro com nosso próprio pecado, e então nós podemos ajudar outra pessoa a lidar com o dela. Jesus nunca quis que os discípulos colocassem de lado todo o exercício de discernimento ou julgamento.

Depois, na mesma mensagem Jesus disse, “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.(Mateus 7:15-20). Nós podemos e devemos exercitar o discernimento que Deus nos deu sobre nossas palavras e ações. Deus conhece os motivos e a intenção do coração de uma pessoa.

Também é importante considerar o modo como buscamos corrigir outra pessoa. Até mesmo se nós não formos culpados da mesma ofensa, nós já fomos suficientemente culpados de outras ofensas.

Nós precisamos julgar ou corrigir outra pessoa em um espírito de amor, compaixão, e humildade. A Bíblia diz, “IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido em alguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”.(Gálatas 6:1-2).

Podemos indicar os pecados de uma certa pessoa, porém precisamos olhar primeiro para nossos pecados e quando formos alertar alguém sobre seus pecados precisamos fazer isso particularmente, nunca com outras pessoas presentes ou espalhar para os outros o pecado cometido por tal pessoa.

Se você percebe que seu amigo está pecando e não está se dando conta disso, converse com ele francamente, como um amigo, somente com o intuito de ajudá-lo, e não desmoralizá-lo, quem sabe no meio dessa conversa ele não lhe fale também a respeito de alguns dos seus pecados.

2 comentários:

  1. num eh!!
    eh facil demais apontar os pecados dos outros, julgar os outros...
    que tal antes disso tudo uma analize pessoal!!
    sera q Deus ta se aradando do eu to pensando e fazendo...
    como sera que esta meu relacionamento com Ele?
    eh fogo mermo!!

    muito massa! o texto!

    ResponderExcluir
  2. analise com "Z" foi fogo viu!?!??!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir