terça-feira, 21 de abril de 2009

Raimundo Carrero.



Bora povo!!!

Mais uma entrevista pra contagiar as nossas vidas,o bora povo é isso, mostra o lado guerreiro e positivo do que consideramos de mais rico do nosso Brasil: "a sua gente".

Hoje nós vamos falar de literatura Brasileira. E é com um imenso prazer que postamos um trecho da entrevista que Raimundo Carrero concedeu a globo news. Raimundo é um caba danado de bom, que tem encantado o povo brasileiro com seus textos, um homem do sertão, que ainda não se acostumou com a rotina da cidade ( como ele mesmo afirma),um homem de coragem, que por opção resolveu fazer sua carreira em Recife, e revelar a gente aquilo que não confessa nem a sua própia alma.

Por isso vamos deixar de muito papo e ouvir Raimundo carrero. deixando já combinado pro nossos blogueiros que isso vai ser só o começo do que vamos postar sobre Raimundo, muita coisa vem por aí.

Boa entrevista a todos!!!






Como jornalista, trabalhou no rádio, televisão e jornal Diario de Pernambuco durante 25 anos, tendo exercido vários cargos, como os de crítico literário e editor nacional.

Foi assessor de imprensa da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal de Pernambuco. Integrou o Conselho Municipal (Recife) de Cultura durante oito anos e o Movimento de Cultura Popular.

Até 1998, foi presidente da Fundação de Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe).

Em 11 de outubro de 2004, foi eleito para a cadeira 3 da Academia Pernambucana de Letras, tomando posse em 20 de janeiro de 2005.

Seu livro Somos pedras que se consomem foi incluído entre os dez melhores livros de 1995, escolhidos pelo jornal O Globo (RJ), e entre as dez melhores obras de ficção de 1995, selecionadas pelo Jornal do Brasil (RJ).

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Prefeitura sem prefeito.


Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, Ceará, 5 de março de 1909 — 8 de julho de 2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.



Neste texto Patativa de uma forma muito criativa, critica a total falta de presença do prefeito do seu município na prefeitura, onde ele conclui em cada estrofe com os versos: nunca vi numa cidade prefeitura sem prefeito.
Prefeitura sem prefeito(por Patativa do Assaré)

Nessa vida atroz e dura
Tudo pode acontecer
Muito breve há de se ver
Prefeito sem prefeitura;
Vejo que alguém me censura
E não fica satisfeito
Porém, eu ando sem jeito,
Sem esperança e sem fé,
Por ver no meu Assaré
Prefeitura sem prefeito.

Por não ter literatura,
Nunca pude discernir
Se poderá existir
Prefeito sem prefeitura.
Porém, mesmo sem leitura,
Sem nenhum curso ter feito,
Eu conheço do direito
E sem lição de ninguém
Descobri onde é que tem
Prefeitura sem prefeito.

Ainda que alguém me diga
Que viu um mudo falando
Um elefante dançando
No lombo de uma formiga,
Não me causará intriga,
Escutarei com respeito,
Não mentiu este sujeito.
Muito mais barbaridade
É haver numa cidade
Prefeitura sem prefeito.

Não vou teimar com quem diz
Que viu ferro dar azeite,
Um avestruz dando leite
E pedra criar raiz,
Ema apanhar de perdiz
Um rio fora do leito,
Um aleijão sem defeito
E um morto declarar guerra,
Porque vejo em minha terra
Prefeitura sem prefeito.




Também trazemos outro texto fantástico do Patativa, que dentro de uma prisão se dirige a uma patativa que também se encontrava presa em uma gaiola.

Patativa desconte,

Nesta gaiola cativa,

Embora bem diferente,

Eu sou também Patativa,

Linda avezinha pequena,

Temos o mesmo desgosto,

Sofremos a mesma pena,

Embora, em sentido oposto.

Meu sofrer e teu penar

Clamam a Divina Lei.

Tu, presa para cantar

E eu preso porque cantei.

Valeu Patativa!!! O Amart registra aqui no Cordelaria uma grande admiração por sua obra, sabendo a forte importância que você teve na poesia popular.

em breve vamos postar mais sobre obra e vida de Patativa do Assaré.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Oficinão Amart

Aviso importante para todos que vão participar do oficinão:

As datas foram alteradas, agora o oficinão vai acontecer durante o mês de maio, sempre nos fins de semana.

Todos os inscritos receberão maiores informações por e-mail.

Segue abaixo a divulgação do programa e a programação do oficinão deste ano:

PROGRAMA:


Seminário:

Evangelismo através da cultura- Será um momento para refletir sobre a nossa cultura no Reinado de Deus, e outras questões como: boas-novas,mensagem e o povo brasileiro. além de buscar uma compreensão do que vem a ser evangelização a luz das Escrituras.

Oficinas:

Teatro de rua- Técnicas e peformaces de rua,usando elementos da cultura brincante que utiliza elementos variáveis dos nossos folguedos como: jogos, brincadeiras,danças,canções e poesias.

Percussão- Batuques, ritmos e bricadeiras com vários instrumentos de percussão. além de conhecer vários toques utilizados pelo Amart na rua como: Maracatu baque virado, coco de roda e praeiro, afoxé, ciranda,caboclinho e outros.

Workshops:

Literatura de Cordel,com Jocemar Filho ( Mazinho)

Ritmos Pernambucanos,com Helton Barbosa.

Prático na rua- Para a conclusão do oficinão, estaremos fazendo um arrastão no Marco Zero,aplicando tudo o que foi abordado durante o oficinão. será uma mistura de festa, dança, batuques e evangelismo pelas ruas do Recife.

PROGRAMAÇÃO:

(domingo) 03/05- Seminário: evangelismo através da cultura. 15:00 às 16:30 hrs.
oficina: teatro de rua. 16:30 às 17:30 hrs.

(sabado) 09/05- Workshop: literatura de cordel. 15:00 às 16:30 hrs.
oficina: teatro de rua. 16:30 às 17:30 hrs.

(sabado) 16/05- Workshop: ritmos Pernambucanos. 15:00 às 16:30 hrs.
oficina: percussão. 16:30 ás 18:00 hrs.

(sabado) 23/05- oficina: teatro de rua. 15:00 às 16:30 hrs.
oficina: percussão. 16:30 às 18:00 hrs.

(sabado) 30/05- oficina: percussão. 15:00 às 17:30 hrs.

(domingo) 31/05- arrastão no Marco Zero. concentração às 15:30 na Primeira batista do Recife.



Queremos informar que ainda temos alumas vagas e que as inscrições se encerram no fim deste Mês.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Amart na Rua.


eita povo bom...

faz alguns dias que não sai nada neste blog né!!!
Pedimos desculpas por alguns dias de ausência mas foi por uma causa boa podem crer, pois estavamos fora por 10 dias. Mas não desistam, vai rolar altas novidades por aqui sim!! é só conferir.

E sem mais rodeios vamos ao que interessa: Amart na Rua.

isso mesmo!!! hoje nós vamos compartilhar um pouco do que rolou com a gente nos dois ultimos batuques que aconteceram nas cidades de Camaragibe e Olinda.

Em camaragibe o trabalho foi feito em parceria com o MPC-Camaragibe, uma galera danada de boa que está implantando a MPC por lá,e não é que o povo chamou a gente pra fazer um batuque em uma praça. bom, confesso que fiquei meio receioso, pois batuque em uma praça em camaragibe em plena sexta-feira a noite,só vai rolar os pombos!!!
Mas graças a Deus que a gente foi,sabendo que o nosso paizão é quem manda.
E pra grande surpresa minha, encontramos uma praça repleta de jovens,o cenário tava prontinho pro nosso batuque. tinha a turma do futebol e os B boys fazendo uns passos de danças na praça, outros faziam marabales e outros fumavam um baseado. não pensamos nem duas vezes,começamos a batucar. tinha um garoto que tava muito chapado e ficou todo tempo dançado em nosso meio,a gente trocou uma ideia com ele e oramos por sua vida, sabendo que a palavra de Deus não volta vazia. também conhecemos o Braz, o cara muito gente boa, falei de Jesus pra ele e conversamos bastante, ele convidou a gente pra fazer uma intervenção em um espaço chamado Gruta, um encontro de regueiros que rola toda sexta por lá,é claro que a gente vai.

Em olinda foi um pouco diferente, o batuque rolou em uma praia, chamada praia do quartel. fomos a convite da turma da igreja Batista em Peixinhos, que promoveu este lual. foi um momento muito legal com todos ali, rolou muita percussão, poesias e peformaces, deu pra juntar uma turma boa fazer uma cirada na praia mesmo, acho que foi uma das maiores rodas de cirandas que a gente já puxou. tudo para honra do senhor é claro!!!

Por enquanto é isso turma, segura a onda que amanhã tem mais.

Deus te crie!!!